
Para a maioria de nós, o dinheiro é, na melhor das hipóteses, algo em que não queremos pensar e, na pior das hipóteses. Um pesadelo indutor de ansiedade. Mas gostemos ou não, tomamos decisões financeiras todos os dias, e não há como escapar do impacto do dinheiro em nossas vidas.
Eu me casei e isso me forçou a aprender a usar o dinheiro com sabedoria e ponderação. Aprender a compartilhar minhas finanças e ser responsável perante os outros sobre, como eu gasto e economizo me permitiu olhar para meus hábitos e assumir a responsabilidade por minhas ações como nunca antes.
No entanto, eu gostaria de não ter esperado até o casamento para limpar meus hábitos de dinheiro e aprender a orçar corretamente. O uso deliberado do dinheiro pode parecer chato, mas fazer escolhas financeiras mais inteligentes pode nos ajudar a viver uma vida mais feliz. Também nos permite usar nosso dinheiro de uma maneira ética que impacta positivamente o mundo ao nosso redor.
Viver com um orçamento apertado nem sempre é uma experiência assustadora pode ser uma oportunidade para aprimorar habilidades organizacionais, autoconsciência e autodisciplina. Aqui estão algumas dicas para te ajudar a viver a vida com menos dinheiro, mas bem longo dos anos.
1. Verifique a identidade do dinheiro
Você já deve ter ouvido falar de “As Cinco Linguagens do Amor” do Dr. Lee. Gary Chapman certamente conhece o tipo de personalidade de Myers Briggs, mas você sabia que todos nós temos diferentes. “personalidades de dinheiro”? “Você trata o dinheiro de maneira diferente das pessoas com quem se senta, vive ou cria… nomes”. Ter uma identidade do dinheiro pode lhe ajudar a entender melhor com ele vem, a origem e também como se organizar melhor com ele.
Se você puder identificar suas áreas únicas de renda e entender melhor sua prontidão mental para o dinheiro. Você se tornará mais autoconsciente e mais fácil de quebrar maus hábitos e substituí-los por novos e mais saudáveis. Existem várias maneiras de identificar o seu tipo de personalidade financeira, não é preciso se autoavaliar, basta entrar em algum site que faça isso para você e então irá entender como funciona e qual a sua.
2. Use uma planilha para ajudá-lo a planejar
Todos nós temos receitas e despesas regulares, e acompanhar o que você gasta com sua renda é o primeiro passo para construir um relacionamento saudável com o dinheiro que muitas pessoas ignoram. Crie um plano de refeições semanal para saber o que comprar (e o que não comprar) e encontre uma maneira que funcione para você planejar seus gastos para o resto do mês.
Tenho amigos que dependem de aplicativos financeiros sofisticados como o Mint, mas pessoalmente não acho que exista uma planilha boa e simples para planejar e acompanhar seus gastos. Tenho trabalhado em diferentes modelos nos últimos anos, que atualizo a cada poucos meses para funcionar melhor em meu ambiente de mudança. Aqui está um modelo de orçamento simples que criei como uma planilha do Google – você pode baixá-lo e adaptá-lo para seu próprio uso clicando na imagem abaixo.
No entanto, você decide acompanhar suas finanças e planejar o mês seguinte. Reserve um tempo toda semana para revisar rapidamente seus gastos e garantir que esteja no caminho certo para o mês. Eu guardo recibos na minha carteira a semana toda e anoto qualquer coisa que compro que não recebo no aplicativo de anotações do meu telefone, depois coloco todas essas despesas na minha planilha toda semana.
3. Adicione um pouco de diversão e luxo ao seu orçamento
Este conselho pode parecer contraintuitivo quando você está tentando economizar dinheiro, mas ouça. Quando me casei, minha mulher e eu estávamos com um orçamento tão apertado que não permitíamos nenhum “extra” em nosso orçamento, como sair para beber com amigos ou comprar presentes um para o outro. Dizemos a nós mesmos que não devemos gastar nosso dinheiro com nada além de itens básicos, como aluguel, contas e comida, mas não levamos em conta a realidade de nossos hábitos de consumo. Não é realista pensar que você nunca comprará nada além das necessidades básicas, então você pode incorporar isso em seu plano.
Descobrimos que é melhor dar a si mesmo um pouco de dinheiro de bolso para coisas como sair, dar presentes, viajar e até gastos espontâneos em geral, em vez de fingir que não vai usar esse dinheiro. Descubra o que você gasta de forma consistente, mesmo que tente ser o mais contido possível.
Dar presentes é uma das minhas principais palavras de amor, por isso é difícil resistir a um ocasional buquê de flores ou um cartão de um amigo. A principal palavra de amor da minha mulher é tempo de qualidade, então, se ela não o fizer, ela luta. Pode ser gasto bebendo e socializando. Se você se der um pouco de espaço para diversão e luxo, é mais fácil ser frugal do que exagerar e tentar impor expectativas irreais a si mesmo.
Bom então é isso pessoal, espero que tenham gostado desse artigo. Vejam esse e mais conteúdos assim na página inicial do site.
Veja também: Dicas para ganhar partidas no COD Mobile